Novidades pessoal!!!
Para começar a semana de bem com a vida, nossa segunda entrevista. E para fazer parte do nosso Papo Fashion, o estilista, LUIZ PITA nos recebeu com grande carinho e dedicação, para a realização desta entrevista.
Luiz Pita, 39. Nascido em Cuiabá, mas atualmente mora em São Paulo em função dos trabalhos, participante do programa televisivo Projeto Fashion. Luiz tem a criação como seu forte, gosta de criar looks excêntricos e com presença de formas geométricas, e cita grandes estilistas como referências no mundo fashion: Jean Paul Gaultier e Alexandre Herchcovitch.
O estilista fala um pouco sobre sua profissão, moda brasileira e até sobre Copa do Mundo. Então, vamos lá...
“ Enquanto não perdermos o medo de sermos autênticos, a moda brasileira não conseguirá ser considerado uma referência na moda mundial ”.
Para você estilista qual importância da moda para sociedade?
A importância da moda para sociedade além da questão da moda, vestimenta em si, tem a ver como um mecanismo onde podemos identificar hábitos, costumes e comportamento da própria sociedade de um determinado espaço de tempo. Identificar grupos, raças, gêneros com a vestimenta se faz necessário, pois é a manifestação do ser e do que ele pensa, e isso se manisfesta em sua roupa, que é uma complementação do seu comportamento, ou da forma como ele quer se mostrar. E da mesma forma que a moda une, ela também afasta. Rico do pobre, moderno do antigo, religião do paganismo, sexualidade da conservadoria.
Por que as roupas de passarela são tão diferentes das roupas do dia-a-dia?
As roupas de passarela nem sempre são tão diferentes das roupas do dia a dia. Em muitos desfiles, é necessário que alguns estilistas apresentem o conceito de sua criação em peças, que para quem não entende, pensa-se aquilo impossível de se vestir...e elas realmente o são. E muitas outras peças, não se vê na rua, porque o publico maioral nas ruas não tem conhecimento e nem entendimento para se usar certos modismos nas ruas, ou por não caber no habito do dia a dia , como andar de onibus, a pé, debaixo do sol, etc.
Como você vê a moda brasileira?
A moda brasileira ainda é sem autenticidade. São poucos os estilistas que se interessam em desenvolver algo novo. A grande maioria, até mesmo grandes criadores, ou marcas, preferem apostar no que já existe e acabam por apenas reapresentar o que já existe no mercado exterior. Enquanto não perdermos o medo de sermos autênticos, a moda brasileira não conseguirá ser considerado uma referência na moda mundial.
Você, como estilista acha que a Copa do Mundo de 2014, influencia a Moda Brasileira?
A Copa pode influenciar pelo aspecto do empreendedor, saber que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil, mas não acredito que algo novo será criado. A influencia será mesmo no modo de produção e comercialização.... Apenas ganho material.
Em suas criações, qual a inspiração principal?
Em minhas criações, minha inspiração principal é o que eu vejo nas ruas, sinto no comportamento, o feeling no ar, misturado a um tema escolhido para seguir todo o processo.