Presidente Prudente e Personalidades - Gerson Britto

Pessoal hoje na 4ª Entrevista da Temporada, a nossa personalidade é o Estilista e apresentador Gerson Britto. Gerson apresenta o programa “De bem com você”, pela Tv Cidade - canal a cabo em Prudente, participa do quadro “Oficina da Moda” no Programa Super Útil na Band Interior ao lado da querida apresentadora, Gisele Contijo.
Gerson faz sucesso em Presidente Prudente e região, por desenhar para suas clientes na loja onde trabalha. Ousado e elegante, são as palavras de honra para essa personalidade. Vamos conhecer um pouco mais dessa “Personalidade”? ENTÃO VEM...


Evento Fashion: Como é para você, ser referência na moda Prudentina, por ser o primeiro estilista a levar o nome de prudente para diversos pólos?

Gerson Britto: Eu na verdade, vim para Pres. Prudente aos 14 anos fazer um curso de desenho de moda pelo SENAC, e aos 15 comecei a trabalhar como estilista na extinta Casa Almeida, e nessa época já havia outros profissionais que exerciam o trabalho em lojas como designers.
Algumas pessoas acham que tudo começou quando fui trabalhar em Santiago no Chile, onde permaneci por cinco anos, mesmo no Chile eu me destaquei pela minha forma de desenhar e me expressar perante as pessoas ou mídias em geral. Sempre fiz o meu trabalho sem passar por cima de ninguém e nunca me senti o “tal”, reconheço que sou bem conhecido no nosso estado, mas isso eu fui plantando por todos esses anos, eu sempre falo: SE VOCE FOR UM LIXEIRO,SE SEJA O MELHOR LIXEIRO DO MUNDO, faça tudo com muito amor e respeito ao próximo.



EF: Quais suas referências para criação?

Gerson: Como eu trabalho com o público, procuro sentir o DNA de cada cliente. Hoje nós temos um campo enorme onde podemos estar conectados o tempo todo e seguir as tendências até mesmo fora de casa, com a internet, hoje esse meio nos facilita pra que tudo seja rápido. Um vestido que saiu no Oscar, no mesmo minuto ele está disponível na rede, mas não posso vestir uma pessoa comum como uma diva, o que eu posso fazer é deixá-la se sentindo a própria.
Antes da criação procuro sentir a cliente, quero saber dela todos os detalhes, como ela é, local que vai ser, se a costureira dela é ótima, horário da ocasião etc... Deixo bem claro que não sugiro cores, acho isso particular de cada cliente, imagina só ela vestir um Pink sendo que a vida toda usou cinza, mas posso enriquecê-la com um lindo modelo e uma combinação que fará do vestido algo glamoroso... Claro, não adianta a casca estar bem vestida com a alma desnuda, não acham? Rsrs



EF: Tem algum estilista que você se identifica?

Gerson: Comecei muito jovem nos anos 80, nessa época eu assistia muito aos programas de TV e vários estilistas se destacavam, entre eles: Clodovil, Ney Galvão, Cacau Brasil e outros.
Sempre admirei o “Clo” - Clodovil pela sua autenticidade, tive a oportunidade de conhecê-lo e nos víamos quase todos os dias quando ele ganhou uma loja num shopping da cidade, isso em meados de 90,foi muito bom e guardo até hoje um croqui autografado por ele e pra quem quiser ver, eu tenho em meu facebook umas fotos tiradas dessa época .Nos dias de hoje eu gosto muito da moda Carlos Miele e estilista Samuel Cirnansck. Mas tenho alguns estilistas internacionais que me identifico, estilista como: Christian Dior, Valentino, Versace e outros, na verdade são muitos, acredito que pra cada público pegamos alguma coisa de outros estilistas.


EF: Como você vê a moda brasileira?

Gerson: Hoje a moda brasileira é muito respeitada e tem muito destaque lá fora, o nosso artesanato é rico, temos muita mão-de-obra e artistas que em nenhuns outros lugares tem.
O Brasil hoje é referência na moda, as nossas estampas estão fazendo a diferença, hoje o nosso país fazem lançamentos de moda em grande estilo, posso citar um deles que é o SPFW...Não só a moda brasileira mas os nossos estilistas conseguiram um lugar privilegiado no mundo do Jet Set internacional.



EF: Você, como estilista acha que a Copa do Mundo de 2014, influencia a Moda Brasileira?

Gerson: Claro que sim, nesse ano tudo será: Verde e amarelo, somos patriotas e vestimos a camisa, ainda mais a Copa do mundo sendo sediada aqui no Brasil.



EF: Já pensou em ter uma marca própria? Criar coleções?

Gerson: Sim, penso em montar uma grife usando o meu nome, mas gostaria de algo novo e diferente do que se vê por ai. A nossa região é rica, o público gosta do meu trabalho, ele vem e quer usar um vestido desenhado por mim. Recentemente eu vesti a Miss Mato Grosso Do Sul Teen, ela representará o estado em um concurso a nível Brasil, o outro caso que me deixou curioso foi uma representante do Paraguai que vai representar o país dela no Caribe na miss mundo, esses dois exemplos foi por meio da internet.


EF: E a moda em Presidente Prudente, como vê o desenvolvimento desse mercado?

Gerson: Prudente cresceu nesse campo, hoje temos faculdades na área de moda e isso é muito bom, faz com que a nossa cidade seja também uma referência nessa área.



EF: Sente falta de investimentos nessa área em Presidente Prudente?

Gerson: Não acho que investimento! Acho que aqui se deve investir em outros segmentos, hoje temos várias opções no mercado.
O que precisa mesmo são profissionais capacitados pra suprir a necessidade do público, ser um bom estilista não é simplesmente usar uma roupa fashion ou sair por ai com uns óculos gigantescos e falar que é estilista, muitas vezes usam terminologias de moda. Quando eu comecei era muito diferente dos dias de hoje, antes um estilista só desenhava e hoje o segmento cresceu muito e cada segmento é um curso diferente, não precisa desenhar perfeito, mas uma boa ideia convence muito mais do que um lindo croqui.



EF: Quais são as principais características da moda prudentina, quando falamos em look de festa, em sua opinião?

Gerson: Olha eu sempre digo o seguinte, roupa de noite é roupa de noite, não existe essa coisa de fazer uma roupa de festa que de pra usar depois no dia a dia.




EF: Eu acho o máximo o seu trabalho, porque você fica ali a disposição dos clientes, desenha na hora, como é isso? Essa explosão de criatividade?

Gerson: Cada cliente tem um estilo e tenho que analisar todas, mas antes de desenhar eu converso antes com a cliente pra saber como ela é, sou uma espécie de psicólogo, mas adoro a minha profissão, e gosto mesmo de vender, mostrar os tecidos, criar combinações que vai surpreender no final, com a roupa confeccionada, mas não adianta eu viajar a Paris, ou oferecer uma torta trufada e a cliente preferir um bolinho de fubá (risos)



EF: Trabalhar com exclusividade não é uma tarefa fácil, como lida com isso?

Gerson: Exclusividade eu não diria, até porque os tecidos na maioria não são exclusivos, a moda hoje está muito prática, às vezes um tecido nobre vai valorizar mais a cliente do que um vestido elaborado.
A maioria das clientes querem uma roupa igual ou parecida do que viu em determinada artista, agora basta ter o bom senso e saber se aquele vestido vai ficar bem ou não na silhueta da pessoa. Esse é o grande pecado, escolher um modelo certo numa silhueta errada, sou bem profissional nisso, se o vestido não vai com o estilo ou corpo da cliente eu sou taxativo e digo na lata.




EF: E os projetos para o futuro?

Gerson: Tenho alguns, mas gostaria de deixá-los em off.



EF: Como você descreve seu trabalho, sua trajetória, enfim sua paixão por desenhar...

Gerson: Eu amo o que faço, sempre fiz com muito amor. Sou da região de Pres. Prudente, nasci em Tarabai, depois morei até meus 13 anos em Piquerobi, vim para Presidente Prudente com 14 anos de idade, nessa época fui tentar a vida em SP.
Quando voltei, comecei a trabalhar na Casa Almeida, depois disso fui trabalhar na Rakan Tecidos, e posteriormente fui convidado pra trabalhar em Israel e Santiago no Chile e acabei indo para Santiago, onde morei por cinco anos, fiz e participei de vários programas de televisão e retornei a Prudente a convite de uma loja de tecidos da cidade.


Nós do Blog Evento Fashion, gostaríamos de agradecer sua participação Gerson Britto e o carinho com que nos recebeu. Sucesso na vida e nos projetos.



Pessoal, espero que tenham gostado da entrevista, e fiquem ligados nessa deliciosa temporada. Até a próxima... Bjos.


Destaques

SPFW (50) achados (4) agenda cultural (58) arte (77) blog evento fashion (17) celebridades (3) cinema (84) comportamento (16) culinária (5) cultura (170) desfile (27) design (44) entrevistas (8) eventos (23) inspirações (9) literatura (44) look do dia (15) make (13) moda (166) música (206) show (136) teatro (81)
 
Evento Fashion by Letícia Noya © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects