GRATUITO| Sesc Thermas exibe clássico ‘Macunaíma’ pelo especial de cinema ‘Tropicália’ nesta terça-feira


Filme de 1969, baseado no romance homônimo de Mário de Andrade, tem sessão na próxima terça-feira (19), a partir das 19h30. Entrada é gratuita

Baseado no romance homônimo de Mário de Andrade, escrito em 1928 e considerado um dos maiores marcos do Modernismo brasileiro, o clássico Macunaíma é exibido no Sesc Thermas de Presidente Prudente em sessão gratuita na próxima terça-feira (19), a partir das 19h30. O longa-metragem integra a mostra Tropicália do Cine Bosque que, no mês de junho, apresenta filmes representativos do movimento cultural que revolucionou a produção artística no Brasil nos anos 1960.
FOTO: DIVULGAÇÃO
O filme narra a metamorfose do anti-herói preguiçoso e sem caráter, que nasce negro e se faz branco para emigrar da selva para a cidade, onde se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada. Ao longo de suas aventuras fantásticas, Macunaíma e seus dois irmãos oferecem uma antologia abrangente do folclore brasileiro, misturando mitos antigos e situações atuais do homem no mundo das máquinas.
Com grande elenco, composto por nomes como Grande Otelo, Joana Fomm, Dina Sfat e Milton Gonçalves, o longa-metragem escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade foi sucesso de público e de crítica. O longa venceu o Festival de Mar del Plata (1970) na categoria de melhor filme. Já no Festival de Brasília (1969), a obra conquistou as categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho).
Se não é o melhor filme de Joaquim Pedro de Andrade, ‘Macunaíma’ provavelmente seja o mais significativo, já que Joaquim conseguiu realizar o que se esperava de um diretor do Cinema Novo no momento (1969) – um pensamento profundo sobre o Brasil, suas determinações, sua situação diante do mundo e de si mesmo.
É claro que este ponto de vista já estava presente no romance de Mário de Andrade, mas coube a Joaquim ler o romance em sintonia com sua época (fim dos anos 1960), imprimindo à trama o tom majestoso, colorido ao extremo e debochado de uma neochanchada em plena efervescência tropicalista. A obra foi classifica na décima colocação na lista de melhores filmes nacionais de todos os tempos, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
A mostra ‘Tropicália’ se encerra no dia 26/6, com a exibição de outro clássico do cinema brasileiro e do tropicalismo: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964).


SERVIÇO

CINE BOSQUE – MOSTRA ‘TROPICÁLIA’

Filme – Macunaíma
(BRA, 1969, 110 minutos. Comédia. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com Grande Otelo).
Dia 19 de junho, terça-feira, às 20h30.
No Bosque do Sesc Thermas.
Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.
Próximos filmes: Deus e o Diabo na Terra do Sol (26/6).

AI 

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Deixe um recado pra mim! Beijos.

Destaques

achados (4) agenda cultural (58) arte (77) blog evento fashion (17) celebridades (3) cinema (84) comportamento (16) culinária (5) cultura (170) desfile (27) design (44) entrevistas (8) eventos (23) inspirações (9) literatura (44) look do dia (15) make (13) moda (166) música (206) show (136) SPFW (50) teatro (81)
 
Evento Fashion by Letícia Noya © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects