Lançamento JBC: Mangá Dia das Mulheres - Rosa de Versalhes


Neste Dia Internacional das Mulheres a Editora JBC tem o orgulho de apresentar o lançamento do mangá clássico da década de 70 Rosa de Versalhes, da autora Riyoko Ikeda.

Baseado na vida da Rainha Maria Antonieta, o grande sucesso Rosa de Versalhes revolucionou a história dos mangás femininos com questões sobre gênero, senso de justiça, direitos humanos apresentando a heroína empoderada Lady Oscar.

 O maior mangá ​shoujo ​de todos os tempos, ​Rosa de Versalhes, chega ao Brasil pela ​Editora JBC ​. Sucesso mundial da autora ​Riyoko Ikeda ​, essa é a primeira vez que a obra é publicado no País.   Produzido entre 1972 e 1973, na mesma época em que as reivindicações pelos direitos das mulheres começavam a ganhar evidência no mundo todo, Rosa de Versalhes já trazia questões sobre gênero, senso de justiça e direitos humanos, tendo como pano de fundo a Revolução Francesa. Á frente de sua época, Ikeda quebrou paradigmas e revolucionou a forma de se fazer mangá para o público feminino abrindo caminho e influenciando uma nova geração de mangakás dos mais diversos gêneros. 
A trama é centrada em duas mulheres fortes: a primeira é Oscar François de Jarjayes, uma menina que foi criada como homem, e que se transformou em uma grande líder e responsável pela realização de grandes feitos. Lady Oscar, como é conhecida internacionalmente, mostra-se independente e respeitada por todos, sendo referência para as mulheres por sua força e destreza. A outra é a controversa Maria Antonieta, que acabara de ser prometida em casamento ao futuro rei da França por meio de um arranjo político entre seus países.

“ A História nunca foi tratada com tanta clareza e deslumbre. E nenhum mangá foi contado de forma tão sociológica e com tanta seriedade. Os mangás shoujo, que até então, eram zombados por terem ‘olhos com estrelas’, ganharam reconhecimento social pela primeira vez com esta obra monumental. ”​, ​Mariko Hayashi, escritora japonesa (comentários no posfácio)

A história:  
Em meados do século XVIII, na França, o renomado General Jarjayes recebe a notícia que será pai de sua sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criá-la como menino, visto que nesse período somente homens podiam suceder o cargo de seu pai. Lady Oscar frequenta o colégio militar onde destaca-se, alcançando o título de capitã da Guarda Real. Como seu cargo é de confiança, fica sob sua responsabilidade zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta.   Após o tratado de paz entre a Áustria e a França, assinado quando Maria Antonieta se casa com o príncipe Luís XVI, Oscar passa a maior parte do tempo no Palácio de Versalhes, a morada real. Ela acompanha de perto com André, seu amigo desde a infância, o cinismo, as festas luxuosas, os escândalos e o estilo de vida da Corte Real.

A autora:  
Riyoko Ikeda: ​Natural de Osaka, é uma autora de mangás ​shoujo ​(gênero voltado para o público feminino) que se tornaram referência no Japão e no mundo. Em suas obras, Ikeda sempre apresenta cenários com entornos históricos como a Revolução Francesa e a Russa, tendo o título Rosa de Versalhes como grande sucesso de sua carreira. 
Seu gosto particular por essa linha literária se deu a partir de leituras do romancista Stefan Zweig, autor de ‘’Maria Antonieta – Retrato de uma Personagem Central” (1932), despertando o interesse pela personagem e que serviu de inspiração para Rosa de Versalhes. Sua influência foi tamanha que, em 2008, a autora recebeu a ​Ordre National de la Légion d'honneur​, na França, uma honraria por sua contribuição de conhecimento da história francesa no Japão. Para a mangaká, a história relatada mudou a percepção do gênero ​shoujo ​. Rosa de Versalhes ganhou grande prestígio não só no Japão, como no mundo todo, e acabou abrindo espaço no mercado para outras obras do gênero.

Ficha técnica: Rosa de Versalhes (Versailles no Bara) 
Autora​: Riyoko Ikeda   
Volumes​: ​ ​Completo em 5 volumes (formato big)
Preço de capa: ​R$ 43,90 
Gênero​: ​ ​Drama/Romance  Classificação Etária​: 14 anos  
Distribuição: ​livrarias e lojas especializadas Editora JBC 

Sobre a Editora JBC A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Estamos chegando aos 23 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil. 

AI

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Deixe um recado pra mim! Beijos.

Destaques

SPFW (50) achados (4) agenda cultural (58) arte (77) blog evento fashion (17) celebridades (3) cinema (84) comportamento (16) culinária (5) cultura (170) desfile (27) design (44) entrevistas (8) eventos (23) inspirações (9) literatura (44) look do dia (15) make (13) moda (166) música (206) show (136) teatro (81)
 
Evento Fashion by Letícia Noya © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects