Sesc Thermas traz Miguel Arroyo para bate-papo sobre a arte da escuta na educação nesta quinta-feira


Evento também tem a presença de Bel dos Santos Mayer e Roberto Bertoncini, que discutem sobre a importância da escuta no processo de formação.

Cientista Social Miguel Arroyo | Foto: Lidyane Ponciano

A escuta direciona o olhar, além de promover e viabilizar bons encontros com o outro por meio do diálogo. Pensando nisso, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove um bate-papo sobre a arte da escuta com Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo e Roberto Bertoncini. A conversa, que integra a programação do Ciclo Educar Hoje, acontece nesta quinta-feira (3), às 19h, na Área de Convivência, com entrada gratuita.
O mundo contemporâneo, movido pela agitação cotidiana em um ambiente urbano, industrializado e competitivo, resulta cada vez mais em comportamentos individualistas, refletidos, sobretudo, nas relações sociais, seja no âmbito familiar, amoroso, profissional e amigável.
Artista Plástico e Pedagogo Roberto Bertoncini | Foto: Edda Maria Provana

As pessoas estão menos preocupadas umas com as outras e isso afeta as formas de diálogo e principalmente da escuta entre elas. Essa fragilidade de laços pode ser explicada por meio da teoria da “Modernidade Líquida”, formulada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que explica as relações pós-modernas pautadas na fluidez e ausência de forma definida, onde todos vivem uma espécie de “eterno presente”.
Dessa forma, faz-se necessário parar, observar e compreender o que o outro está falando. Saber escutar de forma atenta, isenta e empática é fundamental para estabelecer conexões em qualquer âmbito da vida. A escuta afetiva pode trazer reflexões e até mesmo transformar comunidades, bairros, cidades e a sociedade.
É por isso que neste ano o Sesc São Paulo realiza a terceira edição do ‘Ciclo Educar Hoje’ que, propondo a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade, traz como tema A Importância da Escuta, sugerindo a ideia de que ao garantir o espaço de fala, se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta – a escuta.
Educadora social Bel dos Santos Mayer | Foto: Valdirene Rocha

Nesta quinta (3), na Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente, a educadora social Bel dos Santos Mayer, o cientista social Miguel Arroyo e o artista plástico e pedagogo Roberto Bertoncini se juntam para uma conversa sobre a importância da escuta no processo de formação educacional.
Visando compreender o desenvolvimento da criança a partir das suas potencialidades, da sua construção cultural e do seu modo de ser, o diálogo parte do princípio de que ações como essa contribuem para a formação de um indivíduo com maior autonomia e, ainda, com capacidade para ouvir o outro.
A escuta qualificada pressupõe o entendimento da diversidade de territórios em que a criança está inserida, considerando todas as suas relações socioculturais e, nesta perspectiva, incorporar o ato de uma escuta sensível vai além da oralidade.

Sobre os profissionais
Bel dos Santos Mayer
Educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura. Licenciada em Ciências/Matemática (USJT) e Bacharel em Turismo (UAM). Possui especialização em Pedagogia Social e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), onde pesquisa sobre a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades.

Miguel Arroyo
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991). Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Roberto Bertoncini
Artista plástico, laureado em estética pela Universidade de PISA/ITA, com experiência na área da Arte e Educação, com especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter. Possui licenciatura em Pedagogia pela UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é docente do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente.

SERVIÇO
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Bate-papo – A Arte da Escuta
Com Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo e Roberto Bertoncini.
Dia 3, quinta-feira, às 19h. Grátis.
Na Área de Convivência.


AI

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Deixe um recado pra mim! Beijos.

Destaques

achados (4) agenda cultural (58) arte (77) blog evento fashion (17) celebridades (3) cinema (84) comportamento (16) culinária (5) cultura (170) desfile (27) design (44) entrevistas (8) eventos (23) inspirações (9) literatura (44) look do dia (15) make (13) moda (166) música (206) show (136) SPFW (50) teatro (81)
 
Evento Fashion by Letícia Noya © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects